Blog

Os "Slashers" ! Efeito de moda ou tendência duradoura?

/ Categoria: Os nossos artigos

Têm geralmente entre 20 e 35 anos de idade e trabalham em dois ou três empregos. Os ingleses dam-lhes o nome de "Slashers".

"Slashers" em referência à barra « / » que pode ser usada, por exemplo, para separar múltiplas funções ou atividades, como em marceneiro/assistente de informática ou tradutora/garçonete/professor de ioga. O fenômeno não é novo, mas está crescendo. Na França, um em cada seis trabalhadores seria um «slasher», seja por escolha, seja por necessidade.

Ser um "Slasher "  é uma tendência 

Ainda como estudantes, eles lavam pratos em um restaurante, dão duas horas de cursos de matemática por semana e animam as colônias de férias no verão. Eles conhecem a engrenagem e é  quase com naturalidade que eles seguem adiante. Seja para não ficar entediado em um único trabalho, seja para levar diferentes tipos de vida, ao mesmo tempo - um engenheiro de dia e um massagista à noite - ou simplesmente porque está cansado de ser consultor financeiro em um banco (isso é só um exemplo!), eles querem mudar de profissão e usufruir de uma paixão que experimentam em meio expediente. Hiperativos e curiosos, eles saltam de um emprego ao outro no mesmo dia, ou se agarram a duas atividades até que uma delas tome precedência sobre a outra lhes permitindo a subsistência. Estes são os «slashers» de tendência, profissionais de internet e redes sociais, o que lhes permite ser, ao mesmo tempo, artista gráfico/web designer/cozinheiro.

Ser "Slasher" por obrigação

Este é provavelmente o caso mais frequente e é o sintoma de uma crise recorrente que afunda uma parte da população, tanto jovens como idosos, em situação de real pobreza. Diplomados ou não, muitas vezes multi-qualificados, eles acumulam vários empregos para sobreviver, às vezes empregos que lhes tomam apenas algumas horas por semana. Eles correm de um emprego ao outro, de um contrato ao outro para chegar ao final do mês, sob o risco de perderem o foco. É excitante, mas cansativo.

O lado bom das coisas

A aquisição de competências necessárias a várias profissões melhora o conhecimento de modo geral, melhora as habilidades e a capacidade de adaptação e flexibilidade, características muito apreciadas pelos empregadores. É um ativo, um bem muito especial, sobretudo em tempos de crise econômica. Quando uma atividade está em declínio, os «slashers» pulam para uma outra. Seja por opção de vida, seja por necessidade, eles representam uma nova visão do mundo do trabalho do qual não esperam salários fabulosos, mas a possibilidade de multiplicar as oportunidades, de se desenvolver plenamente e, especialmente, de não ficar entediado.

Podemos supor que, em tempos de insegurança no trabalho e com o surgimento de novas profissões e novas oportunidades de exercê-las, a Internet em particular, e as múltiplas atividades têm um belo futuro pela frente, sendo muito mais que um mero fenômeno passageiro.

comentários